Thursday, June 26, 2008

Megalitos amazónicos

Ometanímpe, os "Transformados"
Protásio Frikel (1961) - Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, nº17, p.1-16

O alinhamento mede 32,5 m


No Norte do Estado do Pará, perto da fronteira com o Suriname, T. Frikel observou dois alinhamentos de pedras, associados a outros vestígios, para além de ter tido notícia de, pelo menos mais 3 outros sítios que não visitou.
Um deles, ilustrado na imagem, foi interpretado pelos índios Tiriyó com a seguinte lenda:

"Quando os Aibüba (os antepassados) moravam em Wáipa, houve uma noite muito longa. O Sol não quis aparecer. Eles sairam para o campo e se sentaram ali para esperar o aparecer da luz. Mas a escuridão não quis findar e os Aibüba não quiseram sair sem ver o nascer do sol. Assim ficaram sentados até se tornarem pedras. Elá ainda estão.

O conjunto, formado por 52 pedras, tem associado um círculo radiado, gravado na rocha, uma pia natural e um outro bloco, também natural. A linha ajusta-se ao eixo N-S e implanta-se numa plataforma exposta a Nascente.
Os índios "dividem estes 'transformados' em famílias e indicam quais os homens e quais as mulheres e crianças."
............
Um outro sítio, descrito por A. Frikel, são os Transformados de Manákamã.
"Tem uma extensão de 27 m e se compõe de 13 pedras"; "nos relatos da tradição fala-se também da noite comprida e do medo dos Aibüba. Estes (...) se sentaram sobre as pedras que serviam de bancos. Esperaram assim a luz e o Sol que demorou a vir. Esperaram até se tornarem em pedras como "encantados".

Informação transmitida por Victor Martins, que prepara, no MPEG, um Mestrado sobre os materiais arqueológicos relacionados com estes sítios.